quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Perfis


PERFIL DOS ESTUDANTES

Em função de questões de ordem social e econômica, é expressivo o número de crianças e adolescentes com problemas de aprendizagem. Temos um número expressivo de alunos com idade/ série defasada nos três turnos de funcionamento. Não obstante às dificuldades sócio – econômicas e culturais, percebe-se que os alunos são criativos e espontâneos, concomitantemente há uma certa desmotivação crescente dos alunos dos turnos vespertino e noturno.
Temos problemas de indisciplina, falta de educação e interesse, gerando muitos conflitos. A direção precisa intervir de maneira pontual e eficaz, convocando, quando necessário a presença dos pais ou responsáveis à escola e promovendo ações educativas como, por exemplo, projetos interdisciplinares.


PERFIL DA COMUNIDADE DE ENTORNO

O bairro de Valéria foi povoado no final da década de 60, principalmente por trabalhadores da construção civil e motoristas. Ele está localizado na região metropolitana de Salvador, às margens da BR-324. Situa-se próximo a Águas Claras e Palestina. Possui fábricas, grandes e pequenas empresas, além de várias transportadoras e pedreiras.
Valéria teve sua origem a partir do desmatamento de três fazendas existentes na área onde hoje esta localizada o bairro, pertencentes às famílias tradicionais: Schindller, Temporal e Omaque, dando origem a loteamentos e invasões.
O primeiro loteamento oficial do bairro do o Temporal. Outros loteamentos invasões surgiram sem estrutura, sendo o mais recente o da fazenda Omaque, originando a localidade da Boca da Mata. Onde hoje temos a localidade de Nova Brasília, as terras eram propriedade do CIA-Centro Industrial de Aratu. Concluímos que o bairro é composto de conglomerados de loteamentos, destacando-se como os mais importantes: Derba, Boca da Mata, Nova Brasília e Lagoa da Paixão.
A população é bastante carente, necessita de um olhar mais cuidadoso da esfera pública, algumas casas não possuem estrutura adequada para abrigar todos os moradores que acabam presenciando discussões e cenas não muito apropriadas para crianças. Tudo isso reflete no comportamento e aprendizagem, parafraseando Paulo Freire, uma criança não é uma tábua rasa e traz as suas experiências e conhecimentos prévios, sendo a escola responsável por agregar valores trazidos pelos estudantes.
Existem diversas associações de bairro e lideranças comunitárias que tentam minimizar o sofrimento da população. Os templos religiosos convivem harmoniosamente entre si. Como não existem computadores em todas as casas o acesso a Internet acaba sendo através de Lan house.
O colégio Dinah Gonçalves atende a uma clientela de crianças, adolescentes, jovens e adultos, cujos pais têm o nível de instrução baixo, na sua maioria não possuem o Ensino Médio completo. Tendo atividades profissionais como motoristas, caminhoneiros, domésticas, donas de casas, etc.
É enfática a carência de saneamento básico no bairro, bem como a sua surpreendente e crescente demanda por escolas. A acrescentar a vivência cotidiana caótica e precária dos cidadãos de Valéria pela busca de serviços na área de saúde, segurança e nas mais diversas áreas de atendimento.

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